Desenvolvendo Software Livre: comunidades, metodologias e ferramentas


Como as comunidades de desenvolvimento de software livre se organizam? Como ferramentas como o git se relacionam com essa dinâmica? Como o padrão POSIX, a web, os sistemas de virtualização, a computação em nuvem e os contêineres evoluíram em sinergia com o software livre? O que podemos esperar para o futuro com o crescimento da Inteligência Artificial?

Neste minicurso, falaremos sobre a relação entre metodologias ágeis e o software livre, abordando também alguns dos diversos mecanismos de gestão usados em projetos livres. A partir dessa discussão, analisaremos como o design do git tem origem em características específicas das comunidades de software livre.

Falaremos também sobre a evolução do contexto tecnológico e das expectativas sobre sistemas de software, culminando no que tem sido chamado de "devops". Finalmente, questionaremos o papel do software livre frente aos avanços da inteligência artificial.

Duração: 4h

Ministrante:

Nelson Lago é mestre em Ciência da Computação e Gerente Técnico do Centro de Competência em Software Livre do IME/USP, onde trabalha pela divulgação do software livre. Ministrou diversos cursos e palestras sobre linux e software livre, abordando tanto aspectos técnicos quanto conceituais, e tem artigos científicos publicados em eventos no Brasil e no exterior. Redigiu, em conjunto com outros pesquisadores e juristas, manifestação dirigida ao INPI em resposta à consulta pública do órgão sobre patentes de software e defendeu a importância da criptografia na audiência pública do STF a respeito do bloqueio ao aplicativo Whatsapp. Participou do processo de criação da ONG "LinuxSP", onde ofereceu juntamente com outros voluntários, apoio técnico ao projeto dos telecentros da prefeitura de São Paulo.

Realização:

Logo UEFS Logo IFBA

Apoio:

Logo Fapesb Logo